top of page

O que é Dança Esportiva?

  • Kelly Poli
  • 3 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Todas as vezes que falo que sou professora de Dança Esportiva percebo aquela cara de interrogação da pessoa com quem estou conversando- rsss, e ao perguntar se ela sabe do que se trata, o mais comum é achar que faço ginástica rítmica (por associação do nome).

Mas afinal, o que é essa bendita Dança Esportiva?


Ela é uma dança de salão como muitas das que conhecemos aqui no Brasil. É dançada a dois, tendo suas movimentações baseadas em variados ritmos musicais, como também o samba de gafieira, a salsa, o bolero.


Então, se ela é uma dança de salão, porque chamá-la de outro nome? Pois bem, ela tem suas origens no salão, mas ao longo do tempo, seus praticantes foram estudando melhor suas estruturas, conhecendo melhor seus corpos, organizando-a de tal maneira que agora existe uma busca pela alta performance e padronização, o que a tornou uma Modalidade Olímpica, reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nos anos 90. Puxa!

Ela já faz parte dos Jogos Mundiais e luta pela sua vaga nas Olimpíadas.


Mas e os ritmos dançados, são os mesmos do Brasil?

Não, a Dança Esportiva contempla 10 ritmos Internacionais de dança. Eles são divididos em 2 modalidades, de acordo com suas características técnicas:



Modalidade Standard, com os ritmos Valsa Inglesa, Tango Internacional, Valsa Vienense, Slow Fox e Quick Step.



Modalidade Latin, com os ritmos Rumba, Cha cha cha, Samba Internacional, Paso Doble e Jive.



Também há um diferencial muito importante em relação ao seu aprendizado. Os passos, ou figuras estão categorizados e descritos, um por um, numa lista chamada Syllabus. O que isso quer dizer? Que todos os passos tem uma padronização, tanto em seu nome como em sua execução, facilitando o aprendizado e a troca de experiências, já que em qualquer lugar do mundo ele é conhecido da mesma forma e você poderá dançar tranquilamente com outra pessoa que aprendeu, já que obtiveram as mesmas informações.


Mais ainda não entendi... essa dança é mais dança ou mais esporte?

Ela tem um pouco dos dois. Para se tornar esportiva precisa ter regras bem claras, só que ao se dançá-la, sendo num baile, apresentação ou campeonato, os casais colocam toda sua criatividade, paixão e comunicam ao público todos esses sentimentos. A linha é muito tênue. O que vale ressaltar é que se você quer seguir carreira na Dança Esportiva, terá que estudar muito! Como em tudo na vida, né!


Ahhh, no Brasil temos uma Organização que rege o esporte e pela qual sou filiada, o CNDDS (Conselho Nacional de Dança Desportiva e de Salão) e já acontecem 3 campeonatos no ano. Já se imaginou participando com a gente? É muito divertido e engrandecedor.

Bom, espero ter plantado a sementinha da curiosidade em você e sanado algumas dúvidas. Espero também que você tenha entendido um pouco melhor o que é a Dança Esportiva e assim, quando comentarem dela perto de você, você abrirá um belo sorriso e dirá: "Eu conheço sim, vamos conversar mais!"

Grande beijo e até a próxima!

Fontes:

Comments


Inscreva-se no canal!
Posts Recentes
Categorias
Procurar por tags
Eventos

Visitante nº

© 2018 Kelly Poli- Todos os Direitos Reservados

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Snapchat Icon
bottom of page